PCP/HT - Economia e Agilidade em Tratamentos Fitossanitários
O Processo da Câmara Portátil (PCP) é a tecnologia de tratamento térmico de paletes e embalagens de madeira mais moderna já desenvolvida. Projetado e comercializado pela Fitolog Tecnologias & Licenciamentos, o PCP é patentado sob o número 0901111-0 (além de contrar com outros pedidos de patente de tecnologias incrementais e melhorias no sistema). Veja alguns números da tecnologia PCP no Brasil:
- Presente em 15 estados, englobando as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste;
- Cerca de 90% de todas as estufas móveis em operação no país, utilizam a tecnologia PCP Fitolog;
- Tecnologia preferida por mais 80% dos líderes de mercado, em seus respectivos estados atuação;
O PCP Fitolog é a primeira escolha da principais empresas prestadores de serviço de tratamento fitossanitário de madeira no país, pois fornece grande agilidade e praticidade aos importadores/exportadores e madeireiras, ao permitir o tratamento em grandes volumes de madeira, paletes e embalagens, em qualquer local, sem nenhuma necessidade de investimento prévio em estrutura por parte do cliente.
Uma unidade de PCP/HT trata, em média, 4 vezes mais madeira quando comparado a um tradicional caminhão-estufa, com consumo de gás inferior. Em comparação aos demais procedimentos de tratamento em estruturas fixas, o Processo da Câmara Portátil apresenta vantagens logísticas relevantes, como a eliminação do transporte das embalagens até uma empresa especializada (muitas vezes mais caro que o próprio tratamento) e da necessidade de estufagem (já que as câmaras portáteis são montadas sobre as embalagens). Além disso, o PCP/HT possui preço muito mais competitivo quando comparado às demais modalidades de tratamento térmico.
Outra grande vantagem do PCP/HT é o seu caráter ambientalmente correto. Enquanto a fumigação utiliza um agrotóxico altamente poluidor, o Brometo de Metila (MB), o tratamento térmico é realizado usando apenas ar quente, sem nenhuma aplicação de químicos nos materiais tratados. Listado no Protocolo de Montreal como uma das substâncias mais danosas à Camada de Ozônio, o Brometo de Metila já tem sua utilização proibida na agricultura e apresenta várias restrições ao uso, impostas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Além das grandes vantagens tecnlógicas das estufas móveis PCP, outro grande diferencial é a forma de fornecimento deste equipamento, na modalidade MaaS (Machinary as a Service, ou Maquinário como Serviço). Por meio deste tipo de contrato, a Fitolog fabrica e instala um kit completo com a tecnologia PCP (incluíndo 2 tamanhos de câmara de tratamento, que vão de 15m³ a 63m³) em um veículo de propriedade do parceiro que, em contrapartida, paga uma taxa mensal de locação/licenciamento a Fitolog. Além disso, está incluso, no liciamento mensal, todas as manutenções preventivas e corretivas, atualizações periódicas de versão, substituição programada de peças e partes, aferição e calibração anual dos sensores e do sistema de monitoramento de temperatura, documentação completa para o credenciamento junto ao MAPA (relativa ao equipamento), assistência técnica e operanal, e seguro completo do equipamento (opcional), tudo isso sem qualquer custo adicional. Assim, além de economizarem centenas de milhares de reais na aquisição de uma (ou mais) estufa, os parceiros da Fitolog ainda reduzem os seus custos operacionais, com manuteção, aferição e reposição de peças.
Se você deseja saber mais sobre tratamento térmico através do PCP Fitolog, entre em contato conosco. Nossas tecnologias estão presentes nos principais estados brasileiros, auxiliando empresas de todo o país a serem mais ágeis e competitivos em seus processos fitossanitários.
Equipamento plenamente adequado à NIMF 15 / ISPM 15, IN 66, IN 32, PORTARIA 385, e às normas brasileiras e internacionais de saúde e meio ambiente.